Alexandre Salomão estudou edição e pós-produção no Centro de Estudios de Nuevas Tecnologías Audiovisuales (CENTA), Espanha; Fotografia avançada e correção de cor na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em Cuba; montagem cinematográfica com Alberto Ponce.
Foi Diretor de Fotografia, Editor de som/Desenhista de som, Produtor da Trilha Sonora do vídeo performance do Grupo Totem. Prêmio Melhor Trilha Sonora e Melhor Vídeo Arte do 20 Festcine Recife-PE; Diretor da série audiovisual Corpo Monumento e do Projeto Monumentos Virtuais.
Desenvolve metodologias de educação que relacionam audiovisual e direitos humanos a jogos pedagógicos. Co fundador e coordenador pedagógico, em 2011, da Plataforma de Comunicação Amaro Branco, premiada no 14º Festcine com o melhor filme para reflexão. Em 2014, cria uma metodologia de educação e audiovisual que é premiada no edital da Siyakhona, em parceria com a Fifa e Sony, onde fundou e dirigiu a Plataforma de Comunicação Grupo Ruas e Praças por 3 anos. Dirigiu dois vídeo dança com Bárbara Francesquine, como resultado de duas oficinas de “audiovisual, dança e bambolê” na ONG Grupo Ruas e Praças: Rede premiado no CineCabeça de 2015 e Ciranda que entrou no catálogo e foi exibido no Dança em Foco de 2017. Há doze anos trabalha com audiovisual, sendo oito com processos formativos dentro de comunidades e bairros de periféricos de Olinda, Recife e São Paulo.