Nascido em Olinda (PE), o produtor musical e engenheiro de som, Buguinha DUB tem em sua essência uma formação musical, adquirida inicialmente através do seu pai, José Luiz – o Buga Som – referência em Engenharia de Som no Brasil. A junção sonora de echos analógicos, reverbs de mola, delays analógicos e placas de som digital, vieram naturalmente com o passar dos anos nas estradas e em estúdios, resultando num trabalho autoral inédito.
Ao longo desses 32 anos, Buguinha DUB, esteve no P.A. (Public Address) de músicos e bandas como Racionais MC, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, N’Zambi, Natiruts, Manu Chao, Ultraje a rigor, e outros. Em 2002, ele começa a produzir discos. E, o primeiro deles foi, O Palhaço do Circo sem Futuro, do Cordel do Fogo Encantado. Depois, vieram o Circo do Rocha, de Eder O Rocha, percussionista do Mestre Ambrósio; Desagou, projeto solo do guitarrista André Sampaio & Os Afromandingas; Pra Verdade Estremecer, N’Zambi; Carnaval no Inferno, da banda pernambucana Eddie, entre outros.
A experiência trouxe com ela o reconhecimento, tornando-se referência musical no universo Dub. Com isso, surgiram convites de músicos internacionais e nacionais como a banda Planta e Raiz, para produções exclusivas, com suas famigeradas versões adubadas.
Fotografia
Yuska Ferreira