É construtor de instrumentos musicais de cordas dedilhadas, natural de Recife. Herdou o conhecimento da arte da Luteria com o seu Mestre Lúcio Jacob, de Viçosa/MG, através da observação e do diálogo dentro do espaço físico da Oficina do Mestre, desde 2008. Hoje, trabalha em seu atelier em Serra Grande/BA, após um período de 7 anos trabalhando em sua primeira Oficina de Luteria, em Recife/PE. Os principais instrumentos construídos por Rodrigo Veras são: Violão Clássico, Violões de 7 e 8 cordas, Viola de 10 cordas, Viola Machete, além de projetos especiais pensados junto aos músicos.
Os instrumentos, construídos sob encomenda, respeitam os princípios do método tradicional espanhol de construção de instrumentos de cordas dedilhadas, baseados, sobretudo, em releituras dos instrumentos clássicos dos principais luthiers do mundo. Além das pesquisas em plantas de instrumentos consagrados, Rodrigo Veras constrói instrumentos a partir de pesquisas organológicas e iconográficas de alguns instrumentos antigos que fazem parte do imaginário da tradição da Viola no Brasil (Viola machete, Viola de fandango).
O Ensino da Arte da Luteria apareceu em sua trajetória com a realização, entre 2014 e 2016, da Capacitação de 10 Construtores de Viola Machete, em São Francisco do Conde/BA, pelo Projeto “Essa Viola dá Samba!”, que tinha como objetivo principal a retomada da confecção artesanal e da execução instrumental da Viola Machete em grupos tradicionais do Samba Chula no Recôncavo Baiano. Rodrigo Veras também já teve a oportunidade de oferecer cursos, palestras, workshops, concertos didáticos e participações em debates sobre Luteria, em algumas das principais instituições de fomento à musica e suas áreas afins, sobretudo, no Nordeste Brasileiro.
Atualmente, Rodrigo tem voltado seu trabalho para a confecção de instrumentos sob encomenda, o compartilhamento de informações sobre a Luteria praticada no Nordeste, o estudo da confecção de instrumentos antigos, a criação de rede entre construtores de instrumentos musicais no Nordeste e o reflorestamento de árvores nativas da Mata Atlântica utilizadas na Luteria.